SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número59O ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL ENQUANTO UM SUBCAMPO DA EDUCAÇÃO: DA LEGISLAÇÃO À REALIDADE EDUCACIONALOS CENTROS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO NA BAHIA (1968 A 1971) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares; PESSANHA, Eurize Caldas  e  BRITO, Silvia Helena Andrade de. REESCRITA HISTORIOGRÁFICA DA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA EM MATO GROSSO (2000-2018). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.59, pp.62-76.  Epub 19-Jul-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p62-76.

Neste texto tomamos como fontes e objetos dissertações na investigação da educação secundária regionalizada, defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para as análises pretendidas, buscamos identificar a presença (ou ausência) do diálogo com a historiografia consagrada e/ou analítica da historicidade. Para tanto, incursionamos pela versão da comparação nominada “estudos comparados”, que, no contexto da história da educação, problematiza a “interpretação/representação do eu-outro”, provocando rompimentos, no caso da História, com o conceito cronológico de tempo e, no caso da Educação Comparada, com o conceito geográfico de espaço. Em conclusão, a reescrita historiográfica aponta a necessidade de aprofundamentos e desdobramentos dos aspectos singulares da regionalidade, que mantêm conexão e alimentam interdependências entre si e na relação com práticas políticas, econômicas, culturais e educativas.

Palavras-chave : Educação secundária; Historiografia; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )