SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número59MÁS ALLÁ DEL EXAMEN DE ADMISIÓN: OBSTÁCULOS PARA EL ACCESO A LA ENSEÑANZA SECUNDARIA EN SÃO PAULOEL DESARROLLO DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA DURANTE LA PRIMERA MITAD DEL SIGLO XX EN CHILE: LICEOS RENOVADOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

ALMEIDA, Natália Frizzo de. A COMEMORAÇÃO DAS VANGUARDAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAULISTA DA DÉCADA DE 1960: RECONSTRUIR O PASSADO PARA MOLDAR O FUTURO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.59, pp.110-128.  Epub 19-Jul-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p110-128.

As edições comemorativas foram produzidas nas décadas de 1990 e 2000, como fruto de reuniões de associações de ex-alunos de três escolas secundárias renovadas da década de 1960. Nas comemorações, os ex-alunos/editores denominaram a “renovação educacional” como uma “vanguarda pedagógica”. O objetivo é comparar os discursos dos livros/artigos comemorativos e compreender quais as motivações de transformar o reencontro de antigos colegas de classe em divulgação das suas experiências escolares para um público mais amplo. O aporte metodológico foi baseado nos debates de história, memória e comemoração, e partimos da premissa teórica de que o acontecimento comemorado visa sempre o seu devir. A recuperação dessas memórias propunha a retomada da expansão do ensino renovado, cujo projeto havia sido derrotado na década de 1960 com a instauração do Regime Militar.

Palabras clave : Ensino secundário; Renovação pedagógica; Comemoração.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )