SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número59LAS PRÁCTICAS DE SALUD DE ESTUDIANTES DEL GÊNERO MASCULINO DE UNO CURSO SUPERIOR EN SALUDCIENCIA DE LOS JUEGOS APLICADA A LA EDUCACIÓN: UN ESTUDIO DEL PROCESO CREATIVO DE CREACIÓN DEL JUEGO ANALÓGICO UMUECHEM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

SAMPAIO, Andrecksa Viana Oliveira; OLIVEIRA, Luciana Amorim de  y  SANTOS, Maiane Fonseca. ENSINO E APREDIZAGEM DE GEOGRAFIA: FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.59, pp.360-376.  Epub 19-Jul-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p360-376.

O artigo apresenta uma discussão sobre o ensino de Geografia perpassando pela formação até as práticas docentes. As reflexões consideram a formação docente em uma perspectiva histórica, no sentido de acompanhar seu percurso e evolução, assim como aspectos que abrangem as práticas pedagógicas e os efeitos na aprendizagem dos alunos. A profissão docente é carregada de desafios que exigem uma constante busca por conhecimentos adquiridos, sejam em ambientes formais ou no cotidiano. O professor, nesse contexto, se constrói e reconstrói entre teoria e prática, ensinar e aprender. Os debates referentes à dicotomia entre teoria e prática permanecem até os dias atuais, o que desperta para outras reflexões sobre a formação de professores e a busca de novas alternativas para velhos problemas.

Palabras clave : Ensino de Geografia; Formação docente; Práticas docentes; Teoria e prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )