SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue59GAMES SCIENCE APPLIED TO EDUCATION: A STUDY OF THE CREATIVE PROCESS OF CREATING THE UMUECHEM ANALOGUE GAMEINSTRUCT, MORALIZE AND CIVILIZE FOR THE DEVELOPMENT OF BAHIA: STRATEGIES OF THE SANITATION AND RURAL EDUCATION CAMPAIGNS OF 1918 AND 1952 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

PINHO, Clarice Wilken de; SOARES, Leôncio  and  SILVA, Fernanda Aparecida Rodrigues. EDUCAÇÃO, CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.59, pp.403-416.  Epub July 19, 2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p403-416.

A atenção à riqueza das experiências culturais presentes nas múltiplas identidades dos jovens e adultos é a base dos movimentos de educação e cultura popular que eclodiram no Brasil na década de 1960. Destacam-se os conceitos assumidos, os objetivos e os planos de ação desenvolvidos no interior do Movimento de Cultura Popular (MCP); da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler; do Movimento de Educação de Base (MEB) e do Centro Popular de Cultura (CPC) com o objetivo de delinear a educação e cultura popular em diferentes contextos e sua contribuição para a educação de jovens e adultos. Conclui-se que as contribuições da história, trazidas à luz nas referências da década de 1960, indicam a necessidade de um trabalho de cultura popular assumidamente libertador, não mais pensado como uma cultura para as pessoas, mas com as pessoas, com os sujeitos participantes e construtores de uma sociedade que os represente.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Educação popular; Cultura popular; Movimentos de educação e cultura popular; Sujeitos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )