SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue60PSYCHOANALYSIS, LITERATURE AND EDUCATION: A WRITING FOR DEPATOLOGIZING THE SYMPTOM DISORTOGRAPHICTHE TEACHER'S (UN)BODINESS IN TIMES OF PANDEMIC AND DISTANCE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

DINIZ, Margareth  and  PEREIRA, Marcelo Ricardo. A PRESENÇA DA PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE: PESQUISA E DISPOSITIVOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.60, pp.84-101.  Epub Aug 24, 2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p84-101.

O presente artigo apura a análise dos resultados da pesquisa Dispositivos de formação docente que consideram a subjetividade. A metodologia usada na pesquisa foi o registro escrito de professores/as psicanalistas a partir de duas questões acerca da implicação docente e dos métodos usados na formação visando os impactos na subjetividade docente. Como resultado, apuramos que a conduta clínica implicada e a escuta qualificada de docentes em situações de queixa e mal-estar se configuram como importantes dispositivos a serem transmitidos na formação, reiterando a ineficácia de modelos prescritivos de formação de professores/as que se baseiam no ensino de técnicas e informações acerca de como o/a professor/a deve ensinar e trabalhar com seu aluno. Reafirma-se assim a necessidade de tempo para a elaboração precisa das experiências cotidianas para que estas possam de fato atravessar e marcar o sujeito.

Keywords : Dispositivos; Formação docente; Subjetividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )