SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue60SUBJECTIVE TRAJECTORIES IN THE TRAINING EXPERIENCESEEING THE INVISIBLE OF LITERACY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

KUPFER, Maria Cristina; BERNARDINO, Leda Mariza Fischer  and  SILVA, Diego Rodrigues. RESULTADOS FINAIS DA PESQUISA APEGI (ACOMPANHAMENTO PSICANALÍTICO DE CRIANÇAS EM ESCOLAS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.60, pp.176-190.  Epub Aug 24, 2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p176-190.

No presente artigo, apresentam-se os resultados finais de uma pesquisa para a validação do instrumento Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições (APEGI),1 bem como os eixos teóricos que sustentaram a sua construção. O APEGI é um instrumento que tem como base a teoria psicanalítica e busca proceder a uma leitura do processo de constituição subjetiva articulado ao desenvolvimento da criança. Neste artigo, descreve-se a segunda etapa da pesquisa, que ocorreu no período de abril a junho de 2019, no qual foram aplicados 37 APEGIs em uma Escola Municipal de Educação Infantil de São Paulo. Cada aplicação foi realizada por uma dupla de pesquisadores, cujas aplicações foram confrontadas para depois ser gerada uma terceira síntese, consensual. A expectativa de validação confirmou-se, e o APEGI pode ser considerado um instrumento validado por meio de testes de validade convergente entre avaliadores e da consistência interna do instrumento. O instrumento APEGI propõe uma sistematização do conhecimento psicanalítico adquirido em mais de cem anos de prática clínica com crianças, fazendo do estudo de caso - método psicanalítico por excelência - um possível instrumento de uso em pesquisas científicas.

Keywords : Teoria psicanalítica; Validação de instrumento; Desenvolvimento da criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )