SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número60TRAYECTORIAS SUBJETIVAS EN LA EXPERIENCIA DE FORMACIÓNVER LO INVISIBLE DE LA LITERACIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

KUPFER, Maria Cristina; BERNARDINO, Leda Mariza Fischer  y  SILVA, Diego Rodrigues. RESULTADOS FINAIS DA PESQUISA APEGI (ACOMPANHAMENTO PSICANALÍTICO DE CRIANÇAS EM ESCOLAS, GRUPOS E INSTITUIÇÕES). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.60, pp.176-190.  Epub 24-Ago-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p176-190.

No presente artigo, apresentam-se os resultados finais de uma pesquisa para a validação do instrumento Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições (APEGI),1 bem como os eixos teóricos que sustentaram a sua construção. O APEGI é um instrumento que tem como base a teoria psicanalítica e busca proceder a uma leitura do processo de constituição subjetiva articulado ao desenvolvimento da criança. Neste artigo, descreve-se a segunda etapa da pesquisa, que ocorreu no período de abril a junho de 2019, no qual foram aplicados 37 APEGIs em uma Escola Municipal de Educação Infantil de São Paulo. Cada aplicação foi realizada por uma dupla de pesquisadores, cujas aplicações foram confrontadas para depois ser gerada uma terceira síntese, consensual. A expectativa de validação confirmou-se, e o APEGI pode ser considerado um instrumento validado por meio de testes de validade convergente entre avaliadores e da consistência interna do instrumento. O instrumento APEGI propõe uma sistematização do conhecimento psicanalítico adquirido em mais de cem anos de prática clínica com crianças, fazendo do estudo de caso - método psicanalítico por excelência - um possível instrumento de uso em pesquisas científicas.

Palabras clave : Teoria psicanalítica; Validação de instrumento; Desenvolvimento da criança.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )