SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número60LO IDEAL DE EXCELENCIA ESCOLAR Y LOS CONFLICTOS VIVIDOS POR EL ESTUDIANTE DE CLASE POPULARTRES OCORRÊNCIAS DE AMOR PATOLÓGICO DE LOS PADRES? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

BURGARELLI, Cristóvão Giovani. LINGUÍSTICA, PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E OS FALANTES DE UMA LÍNGUA DE SINAIS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.60, pp.246-258.  Epub 24-Ago-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p246-258.

Tomando como aporte teórico tanto o reconhecimento quanto a subversão a que Lacan promove a linguística saussureana, tomarei como objetivo, neste artigo, introduzir algumas questões que considero pertinentes para pensar a educação dos falantes de uma língua de sinais. Para dialogar com a linguística, vou dar atenção especial às elaborações de Jean-Claude Milner, em seu livro O amor da língua, e, para a questão mais específica da língua de sinais, vou recorrer ao livro Des mains pour parler, des yeux pour entendre: la voix et les enfants Sourds, de André Meynard. Proponho que, para avançar com as questões aqui apresentadas, deve-se privilegiar a elaboração lacaniana em torno de uma teoria da escrita, sinalizando para a afirmação de que a experiência educativa com os falantes de Libras não pode deixar de interrogar-se a respeito das condições de fala dos educandos nela envolvidos.

Palabras clave : Linguística; Psicanálise; Língua de sinais; Experiência educativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )