SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue61THE LEADING ROLE OF SOCIAL MOVEMENTS IN THE EXPERIENCE OF THE POST GRADUATION IN FIELD EDUCATION AT UFRB author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

FERREIRA, Maria Jucilene Lima; CARVALHO, Luzeni Ferraz de Oliveira  and  BOGO, Maria Nalva Rodrigues de Araújo. EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB): ABORDAGEM HISTÓRICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.17-37.  Epub Oct 18, 2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p17-37.

Este artigo objetiva analisar o percurso histórico da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com projetos na Educação do Campo e a relação que se estabeleceu com a participação dos movimentos sociais populares do campo para proposição, elaboração e acompanhamento dos projetos e ações formativas realizados. A pesquisa filia-se, epistemologicamente, ao Materialismo Histórico-Dialético, apoiando-se na pesquisa/participante/ação e se utiliza da revisão de literatura e pesquisa documental no processo de investigação. Os resultados apontam possibilidades e situações limites de diálogo e trabalho coletivo com os Movimentos Sociais e Sindicais Populares do Campo para a realização de projetos com a Educação do Campo no percurso histórico de 26 anos. Conclui-se que a universidade tem buscado implementar novas frentes de trabalho, sob a escuta das demandas dos movimentos e princípios do trabalho coletivo, portanto, sinalizam-se possibilidades de se reafirmar o seu compromisso social com os povos do campo.

Keywords : Educação do Campo; UNEB; Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )