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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

FERREIRA, Maria Jucilene Lima; CARVALHO, Luzeni Ferraz de Oliveira  e  BOGO, Maria Nalva Rodrigues de Araújo. EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB): ABORDAGEM HISTÓRICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.17-37.  Epub 18-Out-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p17-37.

Este artigo objetiva analisar o percurso histórico da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com projetos na Educação do Campo e a relação que se estabeleceu com a participação dos movimentos sociais populares do campo para proposição, elaboração e acompanhamento dos projetos e ações formativas realizados. A pesquisa filia-se, epistemologicamente, ao Materialismo Histórico-Dialético, apoiando-se na pesquisa/participante/ação e se utiliza da revisão de literatura e pesquisa documental no processo de investigação. Os resultados apontam possibilidades e situações limites de diálogo e trabalho coletivo com os Movimentos Sociais e Sindicais Populares do Campo para a realização de projetos com a Educação do Campo no percurso histórico de 26 anos. Conclui-se que a universidade tem buscado implementar novas frentes de trabalho, sob a escuta das demandas dos movimentos e princípios do trabalho coletivo, portanto, sinalizam-se possibilidades de se reafirmar o seu compromisso social com os povos do campo.

Palavras-chave : Educação do Campo; UNEB; Formação.

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