SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número61EDUCACIÓN DE CAMPO NO ÂMBITO DE LA UNIVERSIDAD DEL ESTADO DE BAHIA: ABORDAGEM HISTÓRICAUNIVERSIDAD, DESARROLLO TERRITORIAL Y EDUCACIÓN RURAL EN EL VALLE DE JAGUARIBE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

LIMA, Silvana Lúcia da Silva. O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA EXPERIÊNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFRB. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.38-51.  Epub 18-Oct-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p38-51.

A política pública de Educação do Campo é uma forma de o Estado garantir o acesso à educação com suas especificidades e enquanto direito geral e universal. Para tanto, as universidades públicas foram convocadas a articular processos de produção do conhecimento socialmente comprometidos com a qualidade da reprodução social da vida camponesa, e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) respondeu ao chamado criando cursos de graduação e pós-graduação, entre eles o Mestrado em Educação do Campo, que traz uma proposta contra-hegemônica de formação que busca respostas técnico-científicas e teórico-práticas para os dilemas e problemas enfrentados pelos povos do campo, em especial no campo educativo. Para a realização do artigo, foram analisados os documentos do referido programa, feita uma revisão bibliográfica de textos e a avaliação dos 73 trabalhos de conclusão de curso registrados no programa. Os temas e objetos de pesquisa, para além de serem opções individuais dos(as) mestrandos(as), são problemas da realidade pautados pelos movimentos sociais, as associações, grupos de produção ou coletivos de educadores e fóruns, evidenciando o comprometimento dos(as) mestrandos(as), docentes, orientadores(as) e do próprio curso com a produção do conhecimento e as demandas dos povos do campo. A diversidade manifestada no curso de Pós-Graduação em Educação do Campo da UFRB, via seus sujeitos, temas de pesquisa, produtos da pesquisa, origem territorial e filiações políticas e institucionais, contribui com o projeto de universidade pública e gratuita que a Educação do Campo defende, pintada de povo com todas as suas cores, credos, raças e bandeiras de lutas progressistas.

Palabras clave : Movimentos sociais; Contra-hegemonia; Pós-graduação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )