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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

BORGES, Heloisa da Silva  e  SOUZA, Érica de Souza e. OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS DO CAMPO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.68-84.  Epub 18-Out-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p68-84.

Este ensaio objetiva refletir sobre potenciais contribuições dos Movimentos Sociais camponeses na construção de política de formação de educadores/as do campo. Com fundamentação nos pressupostos do materialismo histórico dialético, que permite compreender e desvelar as transformações e contradições da realidade concreta, socializa os resultados de um estudo que envolveu a pesquisa bibliográfica, a partir de um conjunto de referenciais que orientam as discussões e conclusões expressas no texto, tendo como base Caldart (2009a, 2012, 2020), Molina (2003, 2012, 2015, 2020) e Arroyo (2007, 2012), entre outros. Por fim, é possível observar que a Educação do Campo, atrelada às contribuições dos Movimentos Sociais camponeses na construção e nos rumos das políticas de formação de educadores/as do campo, reforça a luta emancipatória por políticas públicas que garantam aos camponeses o direito à vida e a educação escolar com dignidade nos seus territórios.

Palavras-chave : Educação do Campo; Movimentos Sociais; Políticas educacionais; Formação de educadores/as.

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