SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número61ESTADO Y MOVIMIENTOS SOCIALES: UNA MIRADA A PRONERAPEDAGOGÍA DE LA RESISTENCIA Y EL DISCURSO SOCIOAMBIENAL: OTRO PAPEL PROTAGONISTA DE LA EDUCACIÓN EN EL PAÍS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

GONZAGA, Juliana Binatto Schaer; FRANCISCO, Marcos Vinicius  y  ALANIZ, Erika Porceli. A POLÍTICA DE FORMAÇÃO TÉCNICOPROFISSIONAL DA FUNDAÇÃO ITESP PARA ASSENTADOS DA REFORMA AGRÁRIA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.103-122.  Epub 18-Oct-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p103-122.

A Fundação ITESP é responsável pelas políticas agrária e fundiária no estado de São Paulo. Objetivou-se identificar e analisar os pressupostos políticos, ideológicos e pedagógicos explícitos e subjacentes à formação técnico-profissional para os assentados da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” (ITESP). Adotou-se a pesquisa bibliográfica e documental, a partir do referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético. Os documentos analisados consistiram nos convênios firmados pela Fundação ITESP para oferta de cursos profissionalizantes aos assentados, tendo como partícipes o Centro Paula Souza e os municípios de Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Teodoro Sampaio e Rosana. Constatou-se que embora os convênios abarquem formação técnico-profissional por parte do poder público a jovens beneficiários da reforma agrária, estão envoltos por uma ideologia empresarial, com o objetivo de preparar a força de trabalho para as grandes empresas do agronegócio e reproduzir o sistema de classes.

Palabras clave : Fundação ITESP; Formação técnico-profissional; Assentamentos; Ideologia empresarial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )