SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue61PEDAGOGY OF RESISTANCE AND SOCIO-ENVIRONMENTAL DISCOURSE: ANOTHER LEADING ROLE OF COUNTRY EDUCATIONCOUNTRYSIDE EDUCATION AND TRAINING OF EDUCATORS: EXPERIENCES IN HUMANITIES AND SOCIAL SCIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

MOLINA, Mônica Castagna  and  PEREIRA, Marcelo Fabiano Rodrigues. ATUAÇÃO DE EGRESSOS(AS) DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.138-159.  Epub Oct 18, 2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p138-159.

Este texto almeja refletir sobre a práxis de egressos da Licenciatura em Educação do Campo, objetivando perceber como esta foi abordada na produção do conhecimento científico na pós-graduação. Procedeu-se à análise de 25 pesquisas (teses e dissertações), buscando examinar os resultados em relação aos três perfis de formação pretendidos pelo curso: a) inserção dos egressos nas Escolas do Campo, os desafios da docência por área de conhecimento e a gestão de processos educativos escolares; b) inserção e atuação dos egressos em seus territórios, na gestão de processos educativos comunitários; e c) tensões e contradições que envolvem seu ingresso/permanência no mundo do trabalho. As pesquisas analisadas reafirmam que o Projeto Político Pedagógico das LEdoCs, dada a sua materialidade de origem, vinculada à luta da classe trabalhadora, tem conseguido garantir um novo perfil de educadores às Escolas do Campo, porém a continuidade de tal projeto de formação enfrenta ameaças em diferentes ordens.

Keywords : Licenciatura em Educação do Campo; Egressos; Trabalho; Escolas do Campo; Práxis.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )