SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue61PERFORMANCE OF GRADUATES FROM COURSES IN EDUCATION FOR RURAL AREAS: REFLECTIONS ON PRAXISCHALLENGES AND POTENTIAL OF THE AREA OF ​​NATURAL SCIENCES IN THE RURAL EDUCATION DEGREE (LEDOC) OF SOUTHERN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

GUIMARAES, Alessandro da Silva; LUIZ, Miriã Lúcia  and  GERKE, Janinha. EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DE EDUCADORAS(ES): EXPERIÊNCIAS NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.160-177.  Epub Oct 18, 2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p160-177.

O texto analisa experiências produzidas entre os saberes das Ciências Humanas e Sociais com duas turmas do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo, buscando refletir sobre os processos formativos docentes-discentes. O corpus documental, composto pelo projeto pedagógico de curso, registros e narrativas dos estudantes, é interrogado visando problematizar os desafios de um diálogo da História com diferentes saberes das Ciências Humanas e Sociais. As interlocuções teóricas são produzidas com autores âncoras do Movimento Nacional da Educação do Campo. Os resultados apontam que o trabalho, inicialmente proposto a partir da História em diálogo com saberes das Ciências Humanas e Sociais, favorece o movimento de busca pela formação por área, permitindo a compreensão da totalidade das questões históricas, políticas, culturais e sociais, de modo a produzir epistemologias que amalgamam os sujeitos, suas realidades e os diferentes saberes.

Keywords : Alternância; Educação do Campo; Ciências humanas e sociais; Formação de educadoras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )