SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número61DESEMPEÑO DE LOS DIPLOMADOS (AS) DE LAS CICENCIATURA EN EDUCACIÓN DEL CAMPO: REFLEXIONES SOBRE LA PRAXISDESAFÍOS Y POTENCIALIDADES DEL ÁREA DE CIENCIAS NATURALES EN EL GRADO EN EDUCACIÓN RURAL (LEDOC) DEL SUR DE BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

GUIMARAES, Alessandro da Silva; LUIZ, Miriã Lúcia  y  GERKE, Janinha. EDUCAÇÃO DO CAMPO E FORMAÇÃO DE EDUCADORAS(ES): EXPERIÊNCIAS NAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.160-177.  Epub 18-Oct-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p160-177.

O texto analisa experiências produzidas entre os saberes das Ciências Humanas e Sociais com duas turmas do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo, buscando refletir sobre os processos formativos docentes-discentes. O corpus documental, composto pelo projeto pedagógico de curso, registros e narrativas dos estudantes, é interrogado visando problematizar os desafios de um diálogo da História com diferentes saberes das Ciências Humanas e Sociais. As interlocuções teóricas são produzidas com autores âncoras do Movimento Nacional da Educação do Campo. Os resultados apontam que o trabalho, inicialmente proposto a partir da História em diálogo com saberes das Ciências Humanas e Sociais, favorece o movimento de busca pela formação por área, permitindo a compreensão da totalidade das questões históricas, políticas, culturais e sociais, de modo a produzir epistemologias que amalgamam os sujeitos, suas realidades e os diferentes saberes.

Palabras clave : Alternância; Educação do Campo; Ciências humanas e sociais; Formação de educadoras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )