SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número61DESAFIOS E POTENCIALIDADES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LEDOC) DO SUL DO BRASILAGROECOLOGIA NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

ARAUJO, Sandra Regina Magalhães de. ESTUDOS SOBRE OS CEFFAs NO BRASIL: ESTADO DA ARTE E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.193-218.  Epub 18-Out-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p193-218.

Este texto descreve e analisa as produções acadêmicas que se dedicaram a investigar os Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs), entre os anos de 2006 e 2017, ou seja, o “Estado da Arte” ou “Estado do Conhecimento”, definidas também como de caráter bibliográfico. Desse modo, inicialmente tece breve considerações sobre as pesquisas na área da Educação do Campo; em seguida, mapeia por ano, regiões e instituições de ensino superior que ofertam cursos de pós-graduação e evidencia os estudos que tratam da Pedagogia da Alternância. Posteriormente, organizadas por eixos temáticos, descreve e analisa as pesquisas sobre os CEFFAs, considerando, entre outros aspectos, as diferentes abordagens de estudos. Ressalta ainda a importância dessas pesquisas em diferentes áreas do conhecimento, com destaque para a de educação, por se tratar de uma alternativa diferenciada de Educação do/no Campo. O estudo revelou o crescimento das pesquisas nas duas últimas décadas em torno da Educação do Campo, protagonizada pelas organizações sociais e sindicais do campo, entre as quais o movimento educativo CEFFAs.

Palavras-chave : CEFFAs; Pedagogia da Alternância; Educação do Campo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )