SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número61AGROECOLOGIA NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃOA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES PARA TRABALHAR NAS ESCOLAS DO CAMPO: QUAL O PAPEL DOS CURSOS DE PEDAGOGIA? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

PAULA, Adalberto Penha de  e  BUFREM, Leilah Santiago. EDUCAÇÃO DO CAMPO, TERRITÓRIO E A ESCOLA DA/NA ILHA NO LITORAL DO PARANÁ. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.233-252.  Epub 18-Out-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p233-252.

Este artigo discute as relações entre a Educação do Campo, o Território e a escola do campo da/na ilha, tendo como objetivo apresentar a trajetória, os resultados e as discussões de uma pesquisa realizada no contexto da Educação do Campo, a partir de uma comunidade tradicional do município de Guaraqueçaba, no litoral paranaense. O percurso teórico-metodológico da pesquisa assume a concepção dialética do conhecimento e utiliza técnicas e procedimentos pertinentes ao enfoque metodológico de pesquisa do tipo etnográfica, por meio da observação participante, registro no caderno de campo, fotografias, questionários, entrevistas e estudo documental para produzir os dados, e busca, na análise de conjuntura, os aportes necessários para o desvelamento da realidade. Os principais resultados desta pesquisa apontam que: as contribuições das produções acadêmicas sobre Educação do Campo se ampliaram; é preciso avançar com os processos realizados pela escola dentro das comunidades; embora práticas educativas já busquem articular cultura, trabalho, enquanto modo de vida, e o território, ainda há espaço para intensificar e aprofundar estas questões, consideradas essenciais na luta pela escola do campo da/na ilha. A pesquisa permite concluir pela necessidade de que os sujeitos envolvidos na relação escola, comunidade e território busquem estratégias de aproximação e rompimento das fronteiras da alteridade, a fim de avançar com um projeto educativo emancipador.

Palavras-chave : Educação no território; Escola do campo da/na ilha; Litoral paranaense.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )