SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue61THE INITIAL TEACHERS' FORMATION TO WORK IN COUNTRY SCHOOLS: WHAT IS THE ROLE OF PEDAGOGY COURSES?CHALLENGES OF TEACHING TRAINING IN THE ESCOLA DA TERRA PROGRAM: ANALYSIS OF THE EXPERIENCE OF UFRRJ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo  and  COITE, Simone Leal Souza. POLÍTICA CURRICULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DISCUSSÕES E PRÁTICAS DE GESTÃO EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.267-282.  Epub Oct 18, 2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p267-282.

O objetivo deste artigo é discutir sobre política curricular e Educação do Campo no contexto da educação básica. Apresenta resultado de um estudo que teve como objetivo analisar a percepção dos dirigentes municipais de educação de 14 municípios da região oeste da Bahia sobre o desenvolvimento de atividades de gestão educacional em tempos de isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19.1 Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental, abordagem qualitativa e teve como participantes secretários municipais de educação. Para coleta de dados, foi disponibilizado, via ambiente virtual, um questionário, com questões de múltiplas escolhas. Os resultados demonstraram que as ações precisam ser intensificadas na contribuição para a efetividade na atuação da gestão educacional, com vistas ao fomento de práticas pedagógicas inovadoras. Os desafios estão postos para a política curricular. Precisa-se de ações que garantam o adequado funcionamento das escolas públicas. O entendimento é de uma realidade diferenciada vivenciada por escolas públicas do campo e a superação das desigualdades existentes.

Keywords : Política curricular; Educação do Campo; Gestão educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )