SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número61DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA NA UFRRJA EDUCAÇÃO COMO “ÁGUA PARALÍTICA”: “NOVOS” RUMOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

HAGE, Salomão Mufarrej; SILVA, Hellen do Socorro de Araújo  e  FREITAS, Maria Natalina Mendes. ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: DESAFIOS ÀS PRÁTICAS FORMATIVAS DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA NO BRASIL E NA AMAZÔNIA PARAENSE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.299-314.  Epub 18-Out-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p299-314.

Este artigo tem sua origem nas atividades formativas, investigativas e de intervenção realizadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ) através do Programa Escola da Terra. Elas pautam uma análise do contexto das escolas públicas do campo, particularmente as escolas rurais multisseriadas, e os desafios que se apresentam à execução do Programa Escola da Terra da Amazônia Paraense em meio aos retrocessos das políticas educacionais. A metodologia envolveu estudos bibliográficos, documentais e pesquisa de campo. Pautamos na discussão o contexto, princípios e desafios às práticas formativas de professoras/es no âmbito do Programa Escola da Terra executado no Brasil e na Amazônia Paraense, destacando o controle, a fragmentação e a hierarquização do tempo, do espaço e do conhecimento na escola impostos pelo modelo seriado de ensino, como base de sustentação de sua hegemonia, assim como alguns sinais que convergem para o enfrentamento e a desconstrução dessa hegemonia, assentados no processo de transgressão desse modelo hegemônico, que se materializa nas escolas do campo e quilombolas, sob a organização do ensino (multi)seriado.

Palavras-chave : Políticas educacionais; Educação do Campo; Seriação; Formação de professores; Interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )