SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue61RURAL PUBLIC SCHOOL IN THE CONTEXT OF EDUCATIONAL POLICIES: CHALLENGES TO THE FORMATIVE PRACTICES OF THE EARTH’S SCHOOL PROGRAM IN BRAZIL AND IN THE PARAENSE AMAZONTHE EDUCATIONAL ASSESSMENT AS PUBLIC POLICY OF RESISTANCE: THE CASE OF SINAES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

DEROSSI, Caio Corrêa; HOLLERBACH, Joana D’Arc Germano  and  MELLO, Cecília Carmanini de. A EDUCAÇÃO COMO “ÁGUA PARALÍTICA”: “NOVOS” RUMOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.316-328.  Epub Oct 18, 2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p316-328.

Este artigo analisa a Lei nº 13.415/2017 e suas relações com as políticas públicas sugeridas pelo BID. Foi utilizado como método a pesquisa documental e como fonte a Lei da Reforma do Ensino Médio e o documento do BID Análisis del apoyo del BID a la Educación Secundaria. Conclui-se que há crescente implementação de ações de cunho neoliberal, impactando a educação, com o entendimento de um ensino formativo para o trabalho precário. As considerações finais apontam também para a gravidade da prática de tais políticas para a formação dos futuros docentes e dos estudantes filhos das classes trabalhadoras.

Keywords : Educação; Políticas públicas; Ensino médio; Lei nº 13.415/2017.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )