SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número61ESCUELA PÚBLICA DEL CAMPO EN EL CONTEXTO DE POLÍTICAS EDUCATIVAS: DESAFÍOS PARA LAS PRÁCTICAS FORMATIVAS DEL PROGRAMA ESCUELA DE LA TIERRA EN BRASIL Y EN EL PARAENSE AMAZONLA EVALUACIÓN EDUCATIVA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE RESISTENCIA: EL CASO DEL SINAES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

DEROSSI, Caio Corrêa; HOLLERBACH, Joana D’Arc Germano  y  MELLO, Cecília Carmanini de. A EDUCAÇÃO COMO “ÁGUA PARALÍTICA”: “NOVOS” RUMOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.316-328.  Epub 18-Oct-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p316-328.

Este artigo analisa a Lei nº 13.415/2017 e suas relações com as políticas públicas sugeridas pelo BID. Foi utilizado como método a pesquisa documental e como fonte a Lei da Reforma do Ensino Médio e o documento do BID Análisis del apoyo del BID a la Educación Secundaria. Conclui-se que há crescente implementação de ações de cunho neoliberal, impactando a educação, com o entendimento de um ensino formativo para o trabalho precário. As considerações finais apontam também para a gravidade da prática de tais políticas para a formação dos futuros docentes e dos estudantes filhos das classes trabalhadoras.

Palabras clave : Educação; Políticas públicas; Ensino médio; Lei nº 13.415/2017.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )