SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue61EDUCATION AS “PARALYTIC WATER”: “NEW” DIRECTIONS OF PUBLIC POLICY IN EDUCATIONQUALITY ANALYSIS OF COURSES GIVEN BY THE UNIVERSITY FOR ALL PROGRAM (PROUNI) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

SILVA, Roberto Araújo da. A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO POLÍTICA PÚBLICA DE RESISTÊNCIA: O CASO DO SINAES. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.61, pp.329-343.  Epub Oct 18, 2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v30.n61.p329-343.

O estudo analisa a atual política pública de avaliação da educação superior como meio de resistência ao conservadorismo. Apresenta o cenário da educação superior no país e explora aspectos da concepção, implementação e efeitos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Elaborado como articulador entre avaliação como regulação e avaliação educativa, o Sistema sustenta-se como política de resistência, se consideradas as características formativas e indutoras de qualidade presentes em alguns de seus instrumentos avaliativos. De caráter teórico-analítico, o trabalho vale-se do diálogo entre a literatura e os documentos sobre a temática como recurso hermenêutico. Conclui que o SINAES, como outras políticas públicas, passa por processo dinâmico de mudanças, porém permanece relevante como modo de repensar práticas no âmbito da educação superior.

Keywords : Educação superior; Política pública; Política educacional; Avaliação educacional; SINAES.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )