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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

SILVA, Vívian Stefanne Soares. O PROTAGONISMO DE LÍDERES NEGROS NOS LIVROS INFANTIS APÓS A PROMULGAÇÃO DA LEI 10.639/03: RESSIGNIFICANDO VISÕES SIMPLISTAS?. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.62, pp.30-45.  Epub 16-Dez-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p30-45.

Este trabalho propõe-se a analisar a obra Madiba, o menino africano (2011) - uma narrativa biográfica que traz Nelson Mandela como personagem principal - por meio da observação dos aspectos gráficos, editoriais e enunciativos do exemplar. A partir disso, objetivamos discutir de que modo os livros infantis publicados após a promulgação da Lei 10.639/2003 tecem suas representações e, ainda, como essas representações estão atreladas às instâncias de poder, como a escola e o governo. Nossas conclusões partem da reflexão de que, embora o personagem negro figure como protagonista nesses livros, sua representação tende a ser baseada em percepções colonialistas; ademais, essas percepções inclinam-se a selecionar certos aspectos da sua trajetória que podem construir um imaginário social que vê o sujeito negro como pacífico ante as situações de racismo/preconceito. Sendo assim, embora os relatos biográficos acerca de personagens negros sejam de grande relevância social - uma vez que ressignificam o imaginário coletivo quanto à aparência e à origem do herói -, ainda se atrelam a uma representação simplista tanto da África do Sul quanto do líder político, devendo ser repensados enquanto elementos representativos dos grupos étnico-raciais nos livros literários.

Palavras-chave : literatura infantil; representação negra; lei 10.639/03; Nelson Mandela.

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