SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número62LA FRUICIÓN LITERARIA EN LA LITERATURA INFANTIL AFRICANAPERRO VIEJO, DE TERESA CÁRDENAS, Y LA PERSPECTIVA ÉTNICO-RACIAL EN CLASE DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA (ELE) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

SOUZA, Renan Fagundes de  y  JOVINO, Ione da Silva. LITERATURA INFANTIL E JUVENIL COM PERSONAGENS NEGRAS: UMA LEITURA AFROCENTRADA DE ULOMMA - A CASA DA BELEZA E OUTROS CONTOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.62, pp.89-102.  Epub 16-Dic-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p89-102.

Este artigo objetiva analisar a representação de três personagens femininas em contos destinados ao público infantil e juvenil, com temática africana, no livro Ulomma - A casa da beleza e outros contos, do escritor nigeriano Sunny e ilustrado por Denise Nascimento, reconhecendo a relevância dos estudos clássicos sobre contos de fadas e literatura infantil e juvenil. Em uma perspectiva afrocentrada, a análise evidencia a importância da palavra e o papel das narrativas nas culturas africanas e afro-brasileira, sendo a oralidade elemento central na produção e manutenção das diversas culturas, dos valores, entre outros temas. Tanto do ponto de vista imagético quanto da construção discursiva via enredo da narrativa, objetiva-se localizar a questão das tradições e dos papéis femininos, principalmente, a valorização estética negra. Enfim, questiona-se os caminhos percorridos pela literatura infantil e juvenil, indicando a necessidade de construção de rotas alternativas para sua compreensão.

Palabras clave : personagens femininas; representação negra; temática africana; literatura infantil e juvenil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )