SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número62PERRO VIEJO, DE TERESA CÁRDENAS, Y LA PERSPECTIVA ÉTNICO-RACIAL EN CLASE DE ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA (ELE)CONSIDERANDO LA EDITORIAL QUILOMBOS, ¿SE PUEDE HABLAR DE “ILUSTRACIÓN AFROBRASILEÑA”? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

SILVA, Paulo Vinícius Baptista da  y  ALCARAZ, Rita de Cássia Moser. LETRAMENTO LITERÁRIO CRÍTICO RACIAL E POLÍTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURITIBA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.62, pp.118-134.  Epub 16-Dic-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p118-134.

Neste artigo discutimos políticas de leitura na educação infantil em Curitiba a partir da compreensão das formas como a literatura infantil opera neste complexo contexto, propondo o conceito de “literatura literária racial” como forma de interpretação dos discursos literários dirigidos à infância e distribuídos e lidos em unidades de educação infantil de Curitiba. A proposta metodológica é de interpretação crítica sobre relações raciais. A análise do conjunto de dados da pesquisa nos permite a proposta de análise a partir dos conceitos discutidos por Aparecida Ferreira (2012, 2014a) de “letramento racial” e “letramento crítico racial” e sua integração com o campo de estudos sobre os “letramentos literários”. Propormos para a análise do campo da educação das relações étnico-raciais o termo “letramentos literários raciais”, já que as políticas de leitura e de educação infantil, os acervos e os livros de literatura infantil ainda estão proporcionalmente estruturados por uma branquidade normativa, silenciam outras identidades que não as brancas e, muitas vezes, com formas de estereotipia e discriminação.

Palabras clave : letramento racial; letramento literário; relações étnico-raciais; literatura infantil; educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )