SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número62PERRO VIEJO, DE TERESA CÁRDENAS, E A PERSPECTIVA ÉTNICO-RACIAL NA AULA DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE)CONSIDERANDO OS QUILOMBOS EDITORIAIS, É POSSÍVEL FALAR EM “ILUSTRAÇÃO AFRO-BRASILEIRA”? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

SILVA, Paulo Vinícius Baptista da  e  ALCARAZ, Rita de Cássia Moser. LETRAMENTO LITERÁRIO CRÍTICO RACIAL E POLÍTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURITIBA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.62, pp.118-134.  Epub 16-Dez-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p118-134.

Neste artigo discutimos políticas de leitura na educação infantil em Curitiba a partir da compreensão das formas como a literatura infantil opera neste complexo contexto, propondo o conceito de “literatura literária racial” como forma de interpretação dos discursos literários dirigidos à infância e distribuídos e lidos em unidades de educação infantil de Curitiba. A proposta metodológica é de interpretação crítica sobre relações raciais. A análise do conjunto de dados da pesquisa nos permite a proposta de análise a partir dos conceitos discutidos por Aparecida Ferreira (2012, 2014a) de “letramento racial” e “letramento crítico racial” e sua integração com o campo de estudos sobre os “letramentos literários”. Propormos para a análise do campo da educação das relações étnico-raciais o termo “letramentos literários raciais”, já que as políticas de leitura e de educação infantil, os acervos e os livros de literatura infantil ainda estão proporcionalmente estruturados por uma branquidade normativa, silenciam outras identidades que não as brancas e, muitas vezes, com formas de estereotipia e discriminação.

Palavras-chave : letramento racial; letramento literário; relações étnico-raciais; literatura infantil; educação infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )