SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue62CRITICAL RACIAL LITERARY AND READING POLICIES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN CURITIBAWHAT IS THE END OF ALL THE COLORS? IMAGES THAT A PUBLIC POLICY TELLS FOR US author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

GOMES, Josias  and  JESUS, Rodrigo. CONSIDERANDO OS QUILOMBOS EDITORIAIS, É POSSÍVEL FALAR EM “ILUSTRAÇÃO AFRO-BRASILEIRA”?. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.62, pp.135-151.  Epub Dec 16, 2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p135-151.

Este artigo apresenta excertos de pesquisa em andamento que visa construir uma discussão sobre a ilustração na produção editorial entendida como literatura afro-brasileira (livro). A partir do questionamento de Imaginário, Literatura, Educação e Artes Visuais, principalmente, indagou-se sobre a classificação de ilustrações afro-brasileiras no acervo dos Quilombos Editoriais (RODRIGUES; OLIVEIRA, 2017). Tomou-se como fundamentação teórica inicial, a fim de construir argumentos para interpelar a ilustração e, também, a ação do artista ao fazê-lo, o conceito de identidades (HALL, 2001), entre-lugares e performatividade (BHABHA, 1998), imaginário (CASTORIADIS, 1982), memória (TEDESCO, 2014), arte Afro-brasileira (CONDURU, 2007), acervos como arquivos violados (MELENDI, 2015), análise de imagens compreendendo a técnica, composição, poética e as possibilidades de fruição a partir dos discursos visual, político e do imaginário do artista (BLEIKER, 2015), tendo como objetivo a identificação e verificação das ilustrações nas principais publicações do acervo das editoras selecionadas.

Keywords : ilustração literária; Quilombos Editoriais; heteroidentificação; acervo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )