SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número62LETRAMENTO LITERÁRIO CRÍTICO RACIAL E POLÍTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURITIBAQUE FIM LEVARAM TODAS AS CORES? AS IMAGENS QUE UMA POLÍTICA PÚBLICA CONTA PRA NÓS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

GOMES, Josias  e  JESUS, Rodrigo. CONSIDERANDO OS QUILOMBOS EDITORIAIS, É POSSÍVEL FALAR EM “ILUSTRAÇÃO AFRO-BRASILEIRA”?. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.62, pp.135-151.  Epub 16-Dez-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p135-151.

Este artigo apresenta excertos de pesquisa em andamento que visa construir uma discussão sobre a ilustração na produção editorial entendida como literatura afro-brasileira (livro). A partir do questionamento de Imaginário, Literatura, Educação e Artes Visuais, principalmente, indagou-se sobre a classificação de ilustrações afro-brasileiras no acervo dos Quilombos Editoriais (RODRIGUES; OLIVEIRA, 2017). Tomou-se como fundamentação teórica inicial, a fim de construir argumentos para interpelar a ilustração e, também, a ação do artista ao fazê-lo, o conceito de identidades (HALL, 2001), entre-lugares e performatividade (BHABHA, 1998), imaginário (CASTORIADIS, 1982), memória (TEDESCO, 2014), arte Afro-brasileira (CONDURU, 2007), acervos como arquivos violados (MELENDI, 2015), análise de imagens compreendendo a técnica, composição, poética e as possibilidades de fruição a partir dos discursos visual, político e do imaginário do artista (BLEIKER, 2015), tendo como objetivo a identificação e verificação das ilustrações nas principais publicações do acervo das editoras selecionadas.

Palavras-chave : ilustração literária; Quilombos Editoriais; heteroidentificação; acervo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )