SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número62COLONIALISMO PORTUGUÉS, LUSOTROPICALISMO, RACISMO Y LUCHA ANTIRACISTA - ENTREVISTA CON MARTA ARAÚJOEDUCACIÓN CONTRA MARCOS DE GUERRA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

PASSADOR, Giseli  y  NOVAES, Adelina de Oliveira. UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO EMANCIPATÓRIO FUNDADA NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.62, pp.187-203.  Epub 16-Dic-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p187-203.

A relação dialógica entre docentes e estudantes motivou o desenvolvimento do estudo que possuiu duplo objetivo: buscou associar a investigação do significado atribuído por educandos a um componente curricular ao de criar uma estratégia pedagógica fundada na teoria das representações sociais. Durante o segundo semestre de 2016, a referida estratégia foi sendo desenvolvida e investigada junto a estudantes de um curso de ciências contábeis, matriculados na disciplina de direito e legislação tributária, do 5º período, turno noturno, de uma universidade na região de Guarulhos, São Paulo, amparando-se em procedimentos de pesquisa científica e intervenções pedagógicas. A escolha do curso foi norteada pela hipótese de que a significação de uma disciplina fronteiriça àquela que os educandos optaram para sua vida profissional poderia contribuir para a compreensão de mecanismos de aprimoramento de seu estudo. A identificação de eixos de significação no início do curso permitiu a exploração, junto com os estudantes, de métodos amparados pelos princípios da pedagogia freireana e da avaliação emancipatória, sendo dada a oportunidade de participarem como sujeitos ativos, de negociarem representações sociais. Os resultados obtidos evidenciaram a mudança de representações estereotipadas, sobretudo no que concerne ao valor associado ao componente curricular objeto do estudo, e podem servir de suporte para que outros profissionais da educação busquem uma aproximação de educandos com conhecimentos reificados.

Palabras clave : educação superior; representações sociais; avaliação emancipatória; dialogicidade; Paulo Freire.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )