SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue62EDUCATION AGAINST WAR FRAMEWORKSCONTROVERSIES AND BINARISMS: TEACHERS' CONCEPTIONS ABOUT PLAY AND GENDER IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

DARROZ, Luiz Marcelo; NICOLODI, Jean Carlos  and  ROSA, Cleci Teresinha Werner da. APRENDER ENSINANDO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE O TEMA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.62, pp.223-242.  Epub Dec 16, 2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p223-242.

Apresentam-se os resultados de uma investigação que buscou identificar, na produção científica, as contribuições de estratégias de ensino estruturadas por ações que proporcionam aprendizagens através do ensino. Foram utilizados, como base de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, o conjunto de periódicos que integram o Sistema WebQualis da Capes - trabalhos disponíveis on-line, estratos A1 e A2 - e a biblioteca digital ERIC. Foram selecionados 34 trabalhos que apresentavam, no título, resumo ou nas palavras-chave, pelo menos uma destas expressões, adotadas como descritores do estudo: “Ensinar Aprendendo”, “Learning by teaching” e “Lernen durch Lehren”. Classificados em duas categorias de análise, os resultados apontam que a metodologia de aprender através do ensino está sendo utilizada em diferentes contextos escolares, consolidando-se com uma estratégia viável na promoção de aprendizagens sólidas e duradouras tanto para quem ensina quanto para o aprendiz.

Keywords : Ensinar aprendendo; Learning by teaching; Lernen durch Lehren.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )