SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número62EDUCACIÓN CONTRA MARCOS DE GUERRACONTROVERSIAS Y BINARISMOS: CONCEPCIONES DEL PROFESOR EN JUEGOS INFANTILES Y GÉNERO EN LA EDUCACIÓN INFANTIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

DARROZ, Luiz Marcelo; NICOLODI, Jean Carlos  y  ROSA, Cleci Teresinha Werner da. APRENDER ENSINANDO: O QUE DIZEM AS PESQUISAS SOBRE O TEMA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.62, pp.223-242.  Epub 16-Dic-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p223-242.

Apresentam-se os resultados de uma investigação que buscou identificar, na produção científica, as contribuições de estratégias de ensino estruturadas por ações que proporcionam aprendizagens através do ensino. Foram utilizados, como base de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, o conjunto de periódicos que integram o Sistema WebQualis da Capes - trabalhos disponíveis on-line, estratos A1 e A2 - e a biblioteca digital ERIC. Foram selecionados 34 trabalhos que apresentavam, no título, resumo ou nas palavras-chave, pelo menos uma destas expressões, adotadas como descritores do estudo: “Ensinar Aprendendo”, “Learning by teaching” e “Lernen durch Lehren”. Classificados em duas categorias de análise, os resultados apontam que a metodologia de aprender através do ensino está sendo utilizada em diferentes contextos escolares, consolidando-se com uma estratégia viável na promoção de aprendizagens sólidas e duradouras tanto para quem ensina quanto para o aprendiz.

Palabras clave : Ensinar aprendendo; Learning by teaching; Lernen durch Lehren.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )