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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

CORREA, Luciane Cristina; GRAUPE, Mareli Eliane  y  BRAGAGNOLO, Regina Ingrid. CONTROVÉRSIAS E BINARISMOS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS SOBRE BRINCADEIRAS E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.62, pp.243-258.  Epub 16-Dic-2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p243-258.

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de gênero e de brincadeiras de professoras de Educação Infantil de uma cidade do interior do Sul do Brasil. O referencial teórico abarca autores(as) como Butler (1990), Meirelles (2015), Campos e Barbosa (2015), Kishimoto (2008), Finco (2003) e Louro (2014). A pesquisa é de cunho qualitativo e teve como registro metodológico entrevistas focalizadas com cinco docentes e observação participante passiva. Os dados apontam que o debate de gênero na Educação Infantil apresenta controvérsias e ambivalências, na concepção das professoras, ao tratar das brincadeiras e gênero na medida que fazem uso de uma ordem conceitual pautada nos binarismos: entre meninos e meninas, nos brinquedos e brincadeiras e nos modos de organização dos corpos nos espaços educativos. Desse modo, a ampliação da produção de conhecimentos no campo de estudos de gênero e educação infantil é urgente e necessária.

Palabras clave : educação infantil; brincadeiras; gênero; binarismos.

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