SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63THE WOMAN IN PARAENSE EDUCATIONAL LEGISLATION IN THE TRANSITION FROM THE EMPIRE TO THE REPUBLICBAILES AXIXAENSES AS EDUCATIONAL PLACES FOR WOMEN (1960s) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

PERES, Cristiane Pereira  and  FURTADO, Alessandra Cristina. EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE MULHERES: A REVISTA BEM-TE-VI NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.63, pp.30-45.  Epub Mar 09, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p30-45.

Este artigo analisa como a educação e a formação de mulheres foram pensadas em espaços para além da fé protestante, na primeira metade do século XX. Para isso, toma-se como fonte principal de pesquisa um impresso periódico protestante, revista Bem-te-vi, que circulou nesse período na Escola da Missão (Escola Primária General Rondon) na Reserva Indígena de Dourados (RID). Além do periódico, também se analisa o jornal O Puritano. As fontes mobilizadas foram analisadas a partir dos pressupostos teóricos da História Cultural. O estudo dos conteúdos editados nas páginas da revista Bem-te-vi na primeira metade do século XX e direcionados à educação e à formação das mulheres, usados na Escola da Missão na RID, buscavam incutir padrões do universo feminino às meninas e mulheres indígenas, construídos e legitimados pela cultura ocidental. Constata-se, assim, que a Revista em análise, no período, constitui-se em um veículo de divulgação dos valores protestantes metodistas que ultrapassa os espaços de fé do protestantismo, que, juntamente com o jornal O Puritano, permitiu compreender e refletir sobre os processos educativos e formativos de mulheres em espaços indígenas.

Keywords : imprenso metodista; conteúdos de educação feminina; mulheres indígenas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )