SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63POR LA FORMACIÓN DE LA JUVENTUD FEMENINA: PRÁCTICAS EN LA ESCUELA ESTATAL NORMAL DE CAMPINA GRANDE (1970)BOLETÍN DEL PROFESOR: IDEAL PEDAGÓGICO EN DISCURSOS FEMENINOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

AGUIAR, Cintia Medeiros Robles  y  ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira. REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DA EDUCAÇÃO FEMININA EM JORNAL ESCOLAR DO ENSINO SECUNDÁRIO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.63, pp.80-94.  Epub 09-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p80-94.

Tem-se como objeto de análise o jornal escolar ABC Literário, produzido por e para estudantes secundaristas. O objetivo é compreender como a divisão entre os sexos está presente em estado objetivado e em estado incorporado, nos corpos e nos habitus dos agentes, agindo como representações da educação formal feminina por uma perspectiva histórico-sociológica pautada em Chartier e Bourdieu. Utiliza-se a Análise de Conteúdo como técnica de pesquisa. Os resultados apontam que ao discutir a representação da mulher, encontramos a representação dominante da figura masculina, instaurada como caráter produtivo das relações de poder. Essas representações não são meras descrições, elas constituem e constroem realidades à medida que produzem efeito sobre os agentes. Assim, a relação de dominação entre homens e mulheres se estabelece em todos os espaços, não só na família, mas também no universo escolar, e dá visualidade à permanência da estrutura da relação de dominação entre homens e mulheres. Por fim, indica-se adotar a partir desta leitura uma atitude vigilante e contínua no sentido de procurar desestabilizar as divisões e problematizar a conformidade com o “natural”.

Palabras clave : educação de mulheres; imprensa estudantil; formação de estudantes secundaristas; dominação simbólica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )