SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63REPRESENTACIONES SIMBÓLICAS DE LA EDUCACIÓN FEMENINA EN UNA REVISTA ESCOLAR DE EDUCACIÓN SECUNDARIALA FEMINIZACIÓN DEL MAGISTERIO EN CEARÁ: EL CASO DEL CURSO DE PEDAGOGÍA DE LA FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS (FAFIDAM) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

CORREA, Rosa Lydia Teixeira. BOLETIM DO PROFESSOR: IDEAL PEDAGÓGICO EM DISCURSOS FEMININOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.63, pp.95-109.  Epub 09-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p95-109.

Situado no campo da história da educação, neste trabalho analisamos textos de professoras primárias contidos no “Boletim do Professor”, um tipo de imprensa pedagógica direcionada aos professores rurais do estado do Paraná. O objetivo neste estudo é analisar cinco textos e correspondentes discursos de professoras, portanto, mulheres, que além de conter críticas à escola primária de então, também trazem proposições de formatos educativos ideais. O destaque é dado às finalidades que deveriam estar presentes na ação cotidiana, com realce para a característica não meramente instrutiva da pedagogia, mas sobretudo educativa. Esse Boletim circulou como meio de difusão de práticas pedagógicas segundo o pensamento educacional, no ano de 1946. Escrito por professores, é importante fonte de pesquisa sobre o que se pretendia fazer chegar ao professorado em termos pedagógicos. Uma espécie de centro difusor de informações sobre modos de, nas lavras de Catani (1996), construir e divulgar discurso legítimo, utilizando-se de um conjunto de prescrições e orientações, modos ideais de realizar o trabalho docente. O enfoque de análise recai em discursos (FOUCAULT, 1995) femininos que contêm prescrições sobre como ensinar segundo os preceitos da escola nova.

Palabras clave : boletim do professor; história da educação; professores primários rurais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )