SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63TEACHER'S BULLETIN: PEDAGOGICAL IDEAL IN FEMALE SPEECHESTHE WOMEN OF YOUTH AND ADULT EDUCATION: FROM THE SILENCE OF VOICES TO THE HUMANIZING LISTENING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

BARBOSA, Lia Pinheiro  and  ROCHA, Mayara Gabrielli Pereira Marinho. A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO CEARÁ: O CASO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS (FAFIDAM). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.63, pp.110-130.  Epub Mar 09, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p110-130.

O presente artigo apresenta a consolidação da Feminização do Magistério a partir da análise do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, Ceará. O percurso metodológico da pesquisa incorpora o marco teórico da História da Educação, da História das Instituições Escolares e da História da Mulher. Outrossim, adentra à análise dos elementos da formação das mulheres nos primeiros anos de funcionamento da FAFIDAM por meio dos dados coletados nos documentos oficiais, bem como daqueles obtidos em entrevistas realizadas com mulheres que cursaram o curso de Pedagogia na FAFIDAM entre as décadas de 70, 80 e 90 do século XX. Visamos, ainda, compreender em que contexto sócio-histórico estas mulheres se inseriram no curso de Pedagogia e como a Instituição foi responsável pela consolidação dessa Feminização do Magistério. A análise dos dados indica que a consolidação da Feminização do Magistério no curso de Pedagogia da FAFIDAM se deu por dois fatores antagônicos: para umas, a falta de oportunidades de traçar outros caminhos acadêmicos, e para outras, uma “vocação” atrelada ao desejo pessoal, fruto de uma construção familiar e/ou social para o magistério.

Keywords : pedagogia; feminização; mulheres; educação; FAFIDAM.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )