SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63THE WOMEN OF YOUTH AND ADULT EDUCATION: FROM THE SILENCE OF VOICES TO THE HUMANIZING LISTENINGIRACY DOYLE: FEMALE PORTRAIT OF SCIENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

MORAIS, Cleidiane da Silva. UMA MULHER INSERIDA EM SEU TEMPO: OS ESCRITOS DE FRANCISCA CLOTILDE NA REVISTA A QUINZENA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.63, pp.151-165.  Epub Mar 09, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p151-165.

O presente trabalho busca investigar, no recorte temporal das últimas décadas do século XIX, a atuação de mulheres professoras pela conquista do espaço público ocupado por figuras masculinas, seja nas funções de inspetores e diretores escolares, ou como sócios de agremiações literárias e sociedades diversas, que tomaram para si a tarefa de direcionar os rumos das questões atinentes à educação. A investigação se deterá na trajetória de Francisca Clotilde, professora, escritora e jornalista, atentando sempre para a dinâmica conflitual que envolveu sua atuação no cenário letrado. Suas posturas ora constituíram reverberações do conservadorismo católico, ora foram se modificando, mesmo quando os papéis sociais tentavam incutir o contrário. Essas mulheres tomaram as ideias vigentes que lhes designavam as atividades no espaço doméstico, na tentativa de ter reconhecida sua importância na ordem e harmonia da estrutura social, e de reivindicar sua competência para o exercício de funções até então ocupadas por homens, como as de caráter administrativo, seja na Instrução Pública, na Escola Normal ou de participação nos debates das principais questões que direcionaram o estado de coisas àquela época.

Keywords : Francisca Clotilde; instrução moral e religiosa; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )