SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue63BETWEEN TEACHING AND POLITICAL ACTIVISM: MISS VIDAL CASE (1929-1998)THE ACTIVE STUDENT AND EDUCATIONAL LIFE OF MARIA SALONILDE FERREIRA (1951-2014) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

FIALHO, Lia Machado Fiuza; BRANDENBURG, Cristine  and  DIAZ, José María Hernández. HILDA AGNES HÜBNER FLORES: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE UMA INTERIORANA DESCENDENTE DE BOÊMIOS (1939-1955). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.63, pp.207-222.  Epub Mar 09, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p207-222.

O artigo trata da formação escolar de Hilda Agnes Hübner Flores - mulher interiorana, professora, historiadora e descendente de boêmios - na interface com o contexto educacional feminino do segundo quartel do século XX, em Linha Duvidosa, no Sul do Brasil. Objetivou-se reconstituir historicamente a biografia de Hilda Flores com ênfase na análise do seu percurso formativo nas escolas riograndenses (1939-1955). Desenvolveu-se uma pesquisa do tipo biográfica, amparada teoricamente na História Cultural e metodologicamente na História Oral, que utilizou entrevistas livres como instrumento de coleta de dados, entrecruzadas com outras fontes. As análises revelaram que Hilda Flores teve uma educação diferenciada, pois, além de cursar o ensino primário em escola teuto-brasileira católica, pôde dar continuidade aos estudos em internatos religiosos e graduar-se em Serviço Social. Ela rompeu paradigmas socioculturais que relegavam à mulher ao semianalfabetismo e à vida doméstica.

Keywords : educação de mulheres; biografia; mulher interiorana; educação feminina; linha duvidosa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )