SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63ENTRE EL PROFESSORADO Y LA MILITANCIA POLÍTICA: EL CASO DE MARÍA CELESTE VIDAL (1929-1998)LA VIDA ACTIVA ESTUDIANTIL Y EDUCATIVA DE MARIA SALONILDE FERREIRA (1951-2014) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

FIALHO, Lia Machado Fiuza; BRANDENBURG, Cristine  y  DIAZ, José María Hernández. HILDA AGNES HÜBNER FLORES: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE UMA INTERIORANA DESCENDENTE DE BOÊMIOS (1939-1955). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.63, pp.207-222.  Epub 09-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p207-222.

O artigo trata da formação escolar de Hilda Agnes Hübner Flores - mulher interiorana, professora, historiadora e descendente de boêmios - na interface com o contexto educacional feminino do segundo quartel do século XX, em Linha Duvidosa, no Sul do Brasil. Objetivou-se reconstituir historicamente a biografia de Hilda Flores com ênfase na análise do seu percurso formativo nas escolas riograndenses (1939-1955). Desenvolveu-se uma pesquisa do tipo biográfica, amparada teoricamente na História Cultural e metodologicamente na História Oral, que utilizou entrevistas livres como instrumento de coleta de dados, entrecruzadas com outras fontes. As análises revelaram que Hilda Flores teve uma educação diferenciada, pois, além de cursar o ensino primário em escola teuto-brasileira católica, pôde dar continuidade aos estudos em internatos religiosos e graduar-se em Serviço Social. Ela rompeu paradigmas socioculturais que relegavam à mulher ao semianalfabetismo e à vida doméstica.

Palabras clave : educação de mulheres; biografia; mulher interiorana; educação feminina; linha duvidosa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )