SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63O MUNDO DO TRABALHO COMO ESPAÇO FORMATIVO FEMININO NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXEXPERIÊNCIAS DOCENTES: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS FORMATIVAS EM CINCO PELES EXISTENCIAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

QUIRINO, Gisele Dias  e  LIMA NETO, Avelino Aldo de. O PROGRAMA MULHERES MIL NO CAMPUS CANGUARETAMA DO IFRN: ANÁLISE SOCIOECONÔMICA E EDUCATIVA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.63, pp.270-289.  Epub 09-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p270-289.

O Programa Mulheres Mil (PMM) é uma política pública nacional cujo escopo consiste na formação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social. O presente artigo constitui-se em um estudo de caso com o objetivo de identificar o perfil socioeconômico das candidatas inscritas nos cursos do PMM do Campus Canguaretama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) nos anos 2016 a 2019. O texto pretende apresentar o contexto histórico de formação e consolidação do PMM; compreender sua relação enquanto política pública e a EJA no contexto da Educação Profissional; e, por fim, refletir introdutoriamente acerca das relações entre gênero e vulnerabilidade, a partir do perfil das estudantes. Os resultados demonstraram que o Programa atende, majoritariamente, a mulheres advindas de áreas rurais, de 20 a 34 anos de idade, casadas ou solteiras com filhos, com renda familiar de até 01 (um) salário-mínimo, sendo que muitas recebem benefício social como única renda. Em comparação com outros estudos, concluímos que as estudantes são marcadas pelas consequências da divisão sexual do trabalho e de uma política ineficaz para a Educação de Jovens e Adultos.

Palavras-chave : educação de jovens e adultos; educação profissional; Programa Mulheres Mil (PMM); divisão sexual do trabalho; vulnerabilidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )