SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63EXPERIÊNCIAS DOCENTES: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS FORMATIVAS EM CINCO PELES EXISTENCIAISESCOLA PÚBLICA ESTATAL E A FORMAÇÃO HUMANA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

BRANDAO, Ana Carolina Perrusi Alves; BEZERRA, Ana Raquel da Rocha  e  SILVA, Jane Rafaela Pereira da. RODAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A FORMAÇÃO DE “LEITORES PENSANTES”. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.63, pp.310-326.  Epub 09-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p310-326.

O estudo analisa a mediação da leitura e conversa sobre textos literários, identificando que aspectos dessa mediação poderiam contribuir para a formação de “leitores pensantes” (CHAMBERS, 2011) e que, ativamente, buscam construir sentidos. Para isso, três rodas de história conduzidas com crianças entre 4 e 5 anos, por três professoras de instituições públicas do Recife, foram videogravadas e transcritas. Os livros de literatura selecionados pelas professoras também foram analisados, indicando-se as “oportunidades” oferecidas pelos textos e ilustrações para engajar as crianças na atividade de construção de sentidos. Em seguida, foi examinado o processo de produção conjunta de significados entre cada professora e seu grupo de crianças com vistas a refletir sobre as interações que propiciavam uma maior aproximação com os implícitos da narrativa e com as pistas dadas pelas ilustrações. Conduzir a leitura de livros de literatura nessa perspectiva revelou-se uma atividade complexa, mas possível, como se constatou na mediação realizada por uma das três professoras.

Palavras-chave : mediação de leitura; leitores pensantes; educação infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )