SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número63LECTURAS EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: LA FORMACIÓN DE “LECTORES PENSANTES”EVALUACIONES A GRAN ESCALA: SEGMENTACIÓN Y PRIVATIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

BATISTA, Eraldo Leme; GONZALEZ, Jeferson Anibal  y  TEIXEIRA, Lidiane. ESCOLA PÚBLICA ESTATAL E A FORMAÇÃO HUMANA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.63, pp.327-342.  Epub 09-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p327-342.

Neste artigo, buscamos analisar o papel da escola pública no processo de transmissão do conhecimento e sua importância para a formação plena do ser humano. Partimos do pressuposto que a escola pública é fundamental para a educação dos filhos da classe trabalhadora, porém, a compreendemos como espaço permanente de luta de classe. Neste sentido, consideramos importante a transmissão do conhecimento científico historicamente acumulado pela sociedade, pois é a partir de reflexões e análises sobre este saber científico que as crianças e jovens podem adquirir a consciência de classe, afastando-se da alienação. É por meio da conscientização da classe trabalhadora que se alcança o desmascaramento dos discursos ideológicos do Estado, revelando ainda o posicionamento que este toma ao “regular” os interesses antagônicos da sociedade capitalista. Por meio da pedagogia histórico-crítica e seu método materialista histórico-dialético analisamos a educação emancipatória, pautando o artigo em autores como Saviani, Freire, Marsiglia, entre outros.

Palabras clave : escola pública; conhecimento científico; ensino-aprendizagem; emancipação humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )