SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número64FORMAÇÃO DE PROFESSORES: METODOLOGIAS ATIVAS E TDIC COM USO DE REA, PERMEADAS PELA RRI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

SALES, Mary Valda Souza  e  KENSKI, Vani Moreira. SENTIDOS DA INOVAÇÃO EM SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.19-35.  Epub 19-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p19-35.

Neste artigo buscamos compreender o sentido do termo inovação e suas relações com Educação e Tecnologias. O estudo foi orientado para o levantamento das opiniões de professores em enquete online, baseada na metodologia survey, distribuída via WhatsApp. As respostas válidas de 19 professores do Ensino Superior público foram analisadas e categorizadas. A proposta metodológica foi inspirada nas abordagens qualitativas emergentes, do tipo da grounded theory. A partir da análise das categorias, buscamos o pensamento de teóricos que aprofundassem aspectos apontados pelos professores. Priorizamos publicações atualizadas sobre o sentido da inovação, da inovação na educação, da relação da inovação com as tecnologias e o futuro da inovação na educação. Este processo nos levou a constatar os diversos sentidos que o termo inovação assumiu em distintos períodos até o momento atual, com seus desdobramentos, desigualdades e inconstâncias. Compreendemos, ao final, que inovação é um processo social e humano de mudanças para a criação de novas realidades, orientado pelas necessidades, pela disponibilidade e pelos contextos de cada época. Além disso, compreendemos também que as tecnologias emergentes podem gerar mudanças na educação, sendo tais alterações condicionadas à ação política de inclusão e mudanças em todas as instâncias educativas para a superação de desigualdades no que tange à formação de cidadãos conscientes e integrados aos contextos sociais e econômicos atuais e futuros.

Palavras-chave : inovação; tecnologias; educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )