SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número64LA FORMACIÓN DE PROFESORES: METODOLOGÍAS ACTIVAS Y TECNOLOGÍAS DIGITALES CON USO DE REA, PERMEADAS PEL RRIRECALIBRAR LAS COREOGRAFÍAS INSTITUCIONALES PARA EL APRENDIZAJE Y LA ENSEÑANZA ENFOCADOS EN EL FUTURO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

BRUNO, Adriana Rocha  y  HESSEL, Ana Maria Di Grado. PRESENÇAS REMOTAS: NARRATIVAS SOBRE AS AULAS INOVADORAS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO FÍSICO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.60-75.  Epub 19-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p60-75.

O artigo trata das percepções de estudantes e de docentes, da pós-graduação e da graduação, sobre as aulas remotas desenvolvidas ao longo da pandemia COVID-19. Procurou-se compreender suas experiências em tempos tão diversos e por meio da Educação remota. A escuta desses atores foi registrada sob a forma de narrativas, e o objetivo foi captar de que maneira as mudanças com o digital foram vivenciadas e em que medida puderam se constituir em práticas inovadoras. O referencial teórico do pensamento complexo moriniano e da epistemologia crítico-dialética freiriana alicerçaram a análise interpretativa das narrativas dos participantes da pesquisa. Os dados coconstruídos sinalizaram trajetos e experiências de estudantes que tiveram a oportunidade de interagir nas disciplinas por meio de plataformas online, em redes e por meio de recursos midiáticos, e de docentes que, além de tais experiências com tecnologias digitais, inovaram suas práticas ao desenvolverem aulas integradas com outros docentes.

Palabras clave : aulas inovadoras; aula remota; narrativas; círculo de cultura; compreensão humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )