SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue64INNOVATION, DIGITAL INCLUSION, AND LIFELONG EDUCATION: OPPOSING CONCEPTUAL PERSPECTIVES AMIDST THE COVID-19 PANDEMIC AND RISING AUTHORITARIANISMINCLUSIVE EDUCATION FOR INDIGENOUS PEOPLES THROUGH DISTANCE HIGHER EDUCATION: TECHNOLOGY CONTRIBUTION TO THE EDUCATION DEMOCRATIZATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

DURAES, Fabíola Alice dos Anjos  and  CACETE, Núria Hanglei. FERRAMENTAS DO DESIGN NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.120-140.  Epub Mar 19, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p120-140.

Este artigo trata do desenvolvimento de uma inovação no Ensino de Geografia baseada no alinhamento de ferramentas do Design voltadas à Educação. Utilizou-se a abordagem qualitativa pautada nos procedimentos metodológicos do Design Gráfico e do Web Design. Um dos princípios de realização dos projetos é a Educação Aberta, materializando-se na forma de Recursos Educacionais Abertos (REA) dotados de tecnologias assistivas e disponibilizados de forma estruturada na internet, via e-book e website. O artigo não se limita à mera apresentação dos projetos a partir de seus produtos, mas apresenta-os tomando como um processo de desafios, tomadas de decisões e soluções. Pretende-se, assim, contribuir com referências e dados que evidenciam o potencial dos conhecimentos e ferramentas do Design para o fortalecimento de trabalhos comunicativos no âmbito da Educação. Dessa forma, conclui-se que uma inovação educacional deva integrar questões técnicas, sociais e pedagogias decoloniais.

Keywords : Ensino de Geografia; Design; Educação Aberta; Recursos Educacionais Abertos (REA); Inovação na Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )