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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043versão On-line ISSN 2358-0194

Resumo

BURCI, Taissa Vieira Lozano  e  COSTA, Maria Luisa Furlan. A INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS PELO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.141-157.  Epub 19-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p141-157.

O artigo visa compreender como a modalidade a distância democratiza o acesso e a permanência dos alunos indígenas no ensino superior por meio das políticas públicas e de ação afirmativa nos cursos a distância na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objeto de estudo é dividido em três eixos: o Sistema Universidade Aberta do Brasil, as políticas de ação afirmativa dos povos indígenas no Paraná e a modalidade a distância da UEM. O estudo de caso foi realizado com os tutores da universidade e os dados foram apreciados a partir das contribuições da análise do discurso de Bakhtin (2011). O resultado destaca que a junção dessas políticas públicas, associadas à oferta inovadora e pioneira de vagas específicas na modalidade a distância pela UEM, que tem como base o uso das tecnologias, tem assegurado o direito à educação para os povos indígenas, à inclusão e à democratização do ensino superior público. As políticas foram analisadas a partir do ciclo de políticas de Ball, Bowe e Gold (1992).

Palavras-chave : tecnologias; inclusão; inovação; políticas; ensino superior.

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