SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número64LA INCLUSIÓN EDUCACIONAL DE LOS PUEBLOS INDÍGENAS POR LA ENSEÑANZA SUPERIOR A DISTANCIA: LA CONTRIBUCIÓN DE LA TECNOLOGÍA PARA LA DEMOCRATIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN(CO)AUTORÍA DE RECURSOS EDUCATIVOS ABIERTOS E INNOVACIÓN EDUCATIVA: CAMINOS ÉTICO-ESTÉTICOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

CRUZ, Dulce Márcia. JOGAR, ANALISAR, CRIAR JOGOS E REFLETIR SOBRE SEU USO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.158-180.  Epub 19-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p158-180.

Esta pesquisa investiga metodologias e práticas pedagógicas inovadoras na produção e aplicação do Game Comenius, em situações de aprendizagem formal e informal, que levem à formação com, sobre e através das mídias de estudantes de licenciatura e professores, tendo por guia os letramentos, o design e a aprendizagem baseada em jogos digitais e a formação docente inicial e continuada. A metodologia aplica a Design-Based Research (DBR), em um processo iterativo de investigação, criação, produção e avaliação, sendo o jogo realimentado pelas informações dos atores que o testam em oficinas, cujos resultados são devolvidos ao design, gerando melhorias no protótipo a ser testado em novos ciclos de formação. A produção de dados durante as oficinas é feita por questionários e produção de narrativas. Os resultados de produção de diversos formatos do Game e da formação de dezenas de cursistas sugerem que é possível jogar, analisar, criar jogos e ainda refletir sobre seu uso em práticas pedagógicas.

Palabras clave : jogos digitais; game design; letramento midiático; formação docente; mídias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )