SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número64TECNOLOGÍA 4.0 PARA LA EDUCACIÓN 4.0: INNOVACIONES, DESAFÍOS Y OPORTUNIDADES EN INDIATECNOLOGÍAS Y COMUNICACIÓN PEDAGÓGICA: EN BUSCA DEL INTERACTIVISMO COLABORATIVO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043versión On-line ISSN 2358-0194

Resumen

OLIVEIRA, Kaio Eduardo; COUTO, Edvaldo Souza  y  PORTO, Cristiane de Magalhães. “NÃO SOU OBRIGADO A SER CULT”: O #MUSEUdeMEMES ENQUANTO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.210-225.  Epub 19-Mar-2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p210-225.

Memes são artefatos cada vez mais importantes na dinâmica comunicacional da cibercultura. Eles nos possibilitam diferentes formas de compreender o mundo a partir da autoria em rede. Sua amplitude e propagação na internet tornam-se uma espécie de termômetro da opinião pública a respeito de múltiplos temas, fatos ou acontecimentos. Expressos em diferentes linguagens digitais (áudios, gifs, imagens, vídeos), fazem sucesso nas redes sociais digitais, nas salas de aulas, presenciais e remotas, no #MUSEUdeMEMES, um museu on-line, derivado de um projeto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Neste contexto, o objetivo do artigo é analisar a atuação do #MUSEUdeMEMES na educação, inovação e divulgação científica, promovendo aprendizagens na cibercultura. O método usado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico, e a técnica de análise dos dados foi a da análise de conteúdo. O artigo conclui que a ambiência comunicacional da cibercultura tem permitido a reconfiguração de diferentes fenômenos no contexto digital e que neste ciberespaço museal é possível experimentar uma série de vivências que perpassam as presencialidades, entre o físico e o on-line, as subjetividades e as performances culturais. Estas vivências fazem do #MUSEUdeMEMES um ambiente dinâmico de educação, inovação e divulgação científica na era das conectividades.

Palabras clave : tecnologia educacional; educação para a inovação; divulgação científica; cultura digital; ambiente virtual de aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )