SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue64“I AM NOT OBLIGATED TO BE CULT”: THE #MEMESMUSEUM AS SPACE OF EDUCATION, INNOVATION AND SCIENTIFIC DIVULGATIONSOURCES OF TEACHING COMPUTATIONAL SELF-EFFICACY AS A PATH TO PEDAGOGICAL INNOVATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

SANTOS, Gilberto Lacerda dos. EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: EM BUSCA DO INTERATIVISMO COLABORATIVO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.226-240.  Epub Mar 19, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p226-240.

Interagir e colaborar: palavras-chave incontornáveis para os novos contextos educativos delimitados por Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE). Neste artigo, apresentamos relato de uma abordagem empírica, sob a forma de uma pesquisa de síntese, realizada junto a estudantes e professores do ensino fundamental, com foco nas seguintes questões: como devem evoluir as relações educativas colaborativas mediadas por TICE? Quais as vias de inovação educativa proporcionadas pelas redes sociais? Como novas modalidades de ensino, como o e-learning, podem promover interações do indivíduo com seu contexto? Que ressignificações são necessárias na educação formal dada a cultura imagética emergente? Que transposição didática pode subsidiar a integração de TICE na educação? Os resultados apontam para a necessidade de se avançar na formatação de uma teoria de ensino-aprendizagem suscetível de abarcar novas formas de ensinar e de aprender delimitadas pela trilogia educação-tecnologias-inovação.

Keywords : tecnologias digitais de informação; comunicação e expressão; teorias de ensino-aprendizagem; interatividade colaborativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )